Esse livro me passou uma outra impressão sobre Beethoven. Ao longo da história foram abordados outros aspectos do período em que o renomado músico viveu.
A biografia esmiuçou toda a carreira do compositor, inclusive a perda de audição que ele foi acometido. Mostrou a vivência com os familiares e todo o isolamento dele ao longo da vida e a conturbada relação com seu sobrinho e sua mãe.
Saber sobre ele não somente pela belíssimas composições, como todo o contexto político-econômico daquela época; foi um diferencial. A maneira como as músicas foram criadas, o encontro com Mozart e claro as atitudes dele com os reis desse período para os devidos pagamentos de suas composições. As brigas com as editoras para publicarem o seu trabalho.
A surdez que ele desenvolveu o deixou ainda mais ”bravo”, já que sua natureza era realmente terrível. Mas apesar disso Beethoven conseguiu uma forma de driblar esse problema e compor até sua morte em vinte e seis de março de mil oitocentos e vinte e sete aos cinquenta e seis anos de idade.
Uma das curiosidades para mim foi o autor do livro contextualizar a época que o compositor viveu, todas as questões políticas, econômicas e até da religião. A invasão de Napoleão, foi descrita em um dos capítulos do livro. Beethoven nasceu em Bonn – Alemanha
Outra curiosidade, a partir do capítulo treze a leitura deve ser feita aos poucos, por causa do número de páginas de cada um deles até o final. As informações contida neles são bastante detalhadas.
A maneira como o escritor do livro fez toda uma pesquisa bem detalhada da vida do músico é outro diferencial, pois as notas explicativas contam com informações que não foram possíveis de confirmação com precisão, pelo fato de que alguns dos documentos foram perdidos com o tempo.
O livro demonstra que naquela época era muito mais difícil de viver de música; o legado que tanto Beethoven, Mozart e outros músicos daqueles anos nos deixaram é maravilhoso.
Para mim um dos melhores capítulos do livro é o que detalha a criação da Nona Sinfonia, Beethoven ao compor já estava com a surdez muito avançada e mesmo assim conseguiu compor uma das músicas mais tocadas em todo o mundo e fácil de ser reconhecida.
*Por questões de direitos autorais preferir não colocar a capa do livro e apenas as informações sobre ele.
Título: Beethoven Angústia E Triunfo
Autor: Jan Swafford
Tradução: Laura Folgueira
Editora: Amarrilys
Número de páginas: 1056