
Texto Inicial
Neste post inicial vou escrever sobre a primeira reportagem que salvei, para produzir, os textos sobre astronomia.
Infelizmente, despois de dois anos estou conseguindo fazer essas postagens; destas reportagens e que tem uma importância muito grande para mim.
´´É importante fazer essa “viagem” de volta a dois anos; pois foi em oito de maio de 2020 que criei esse blog e três dias depois – no dia onze de maio resolvi salvar as reportagens de astronomia para menciona-las no blog.
A primeira reportagem que salvei, relata uma imagem extraordinária do planeta Júpiter; feita atrav´´és de mosaicos de fotos. Na reportagem descreve como os astrônomos criaram a imagem do planeta; que foi feito um rastraemento de regiões de calor que são encontradas nas gigantescas nuvens de gás do próprio planeta.
Na mat´eria explica como a imagem foi obtida e qual a tecnia utilizada para ter a alta resolução mostratada na foto da reportagem.
Para finalizar alguma informações sobre o planeta, retirada da reportagem.
- O planeta possui um diâmtro 11 vezes maior do que o nosso planeta.
- Júpiter é 300 vezes maior que a Terra.
- Para completar uma volta em torno do Sol leva 12 anos.
- Um dia neste planeta tem a duração de 10 horas.
Composiç˜ão de Júpiter: semelhante `a de uma estrela, com hidrogênio e h´elio como principais elementos. No planeta o hidrogênio sob pressão se transforma em um estado semelhante ao metal e este “hidrogênio metálico” pode ser a fonte do campo magnético de Júpiter. A maioria das nuvens visíveis dele é composta de amônia e sulfeto de hdrogênio. As faixas de baixa latitude do planeta, são de ventos fortes de leste-oeste. E sua grande Mancha Vermelha é um vórtice gigante de tempestada maior que a terra.
Significado de vórtice: Movimento intenso e giratório; redemoinho.
Link da reportagem: